Para não errar na produção gráfica, caso você não conte com um produtor gráfico e precisa lidar com gráficas rápidas, é preciso ter muita atenção para o barato não sair caro.
Talvez não você não perceba a diferença entre essas três cores abaixo:
A ideia é que não seja perceptível, porém, trabalhar cores não é algo tão simples. É preciso entender seus sistemas, como convertê-las, quando necessário, além de onde e como aplicá-las.
Pantone
Pantone é uma empresa especializada em combinações de cores para artes gráficas. O sistema de cores da Pantone baseia-se na mistura de diversos pigmentos para criação de cores especiais, inclusive cores metalizadas. Esse sistema foi desenvolvido e padronizado ao longo dos anos, e se tornou referência no mercado de cores.
Além disso, diferente dos padrões RGB e CMYK, a Pantone praticamente ditas as tendências do que iremos consumir, seja nas cores de tecidos das roupas e móveis lojas, como no universo gráfico. Disigners e não designers ficam ansiosos, aguardando a divulgação da “cor do ano”, baseada na psicologia das cores.
E mais um detalhe técnico sobre padrão Pantone. Ele possui uma gama muito maior que o RGB e o CMYK, por isso é um tanto complexo converter cores Pantone em CMYK. Contudo, é bastante simples converter uma cor CMYK em Pantone.
RGB
O RGB é um sistema de cores aditivo, ou seja, que adiciona cores para formar novas cores, independentemente de luz externa. É utilizado em dispositivos eletrônicos como televisões, monitores e smartphones. As três letras significam suas cores primárias, vermelho (Red), verde (Green) e azul (Blue). Sua escala de cores é maior do que o CMYK e menor do que o Pantone.
É fácil identificar cores RGB por sua combinação de cores, sempre composta por três números, variando entre 0 e 255.
CMYK
CMYK é um sistema de cores utilizado em impressoras e fotocopiadoras. A sigla representa suas cores primárias, e significa ciano (Cyan), magenta (Magenta), amarelo (Yellow) e preto (blacK.) A partir da mistura destes pigmentos é possível reproduzir a maioria das cores do espectro.
No CMYK há dois tipos de pretos usados no universo gráfico: