BLOG

Dia das Mães


O Dia das Mães é uma celebração em homenagem à mãe da família, bem como à maternidade, aos laços maternos e à influência das mães na sociedade. É comemorado em diferentes dias em muitas partes do mundo, mais comumente nos meses de março ou maio.

Dia das Mães moderno começou nos Estados Unidos, por iniciativa de Anna Jarvis, no início do século XX. No entanto, em alguns países, o Dia das Mães ainda está ligado a tradições mais antigas.

A versão moderna do Dia das Mães, criada dos EUA, foi criticada por ter se tornado muito comercial. A própria fundadora Jarvis lamentou esse fato e expressou opiniões sobre como essa nunca foi sua intenção.

Estabelecimento de Feriado

O feriado moderno do Dia das Mães foi comemorado pela primeira vez em 1908, quando Anna Jarvis realizou um memorial para sua mãe na Igreja Metodista de St. Andrew, na Virgínia Ocidental.  A Igreja mantém o Santuário do Dia Internacional das Mães até os dias de hoje.

A campanha para tornar o Dia das Mães um feriado reconhecido nos Estados Unidos começou em 1905, ano em que sua mãe, Ann Reeves Jarvis, morreu. Ann Jarvis era uma ativista da paz que cuidava de soldados feridos nos dois lados da Guerra Civil Americana e criou equipes de trabalho para tratar de questões de saúde pública.

Em 1908, o Congresso dos EUA rejeitou uma proposta para tornar o Dia das Mães um feriado oficial, no entanto, devido aos esforços de Anna Jarvis, em 1911 todos os estados dos EUA adotaram o feriado, sendo o primeiro a Virgínia Ocidental, estado de origem de Jarvis, em 1910. Em 1914, foi assinada uma proclamação designando o Dia das Mães, realizado no segundo domingo de maio, como um feriado nacional para homenagear as mães.

Diferentes datas ao redor do mundo

Enquanto o feriado nos Estados Unidos, assim como no Brasil, foi adotado para o segundo domingo de maio, em alguns outros países, as celebrações são realizadas em datas diferentes.

Em alguns países católicos, a data adotada é relativa ao Dia da Virgem Maria. Outros países selecionaram uma data com significado histórico. Por exemplo, o Dia das Mães da Bolívia é uma data fixa, lembrando-se de uma batalha na qual as mulheres participaram para defender seus filhos.

Na Rússia e no Quirguistão, comemoraram o dia das mães no Dia Internacional da Mulher. Na Ucrânia comemoram ambos separadamente como nós.

Desejamos a todas as mães do mundo um excelente dia das mães repleto de saúde, paz e alegria.
COMPARTILHAR |
Deixe seu comentário
* para habilitar os comentários, você deve estar cadastrado em nosso site.

Whastapp